quinta-feira, 2 de maio de 2013

Adaptação dos Professores


Como será a adaptação dos professores com a proposta interdisciplinar? Haverá alguma forma de resistência?


Alguns defendem que a interdisciplinaridade pode ser feita por um único professor, individualizada. Porém a riqueza dessa prática se dá justamente na possibilidade do encontro, da partilha, da cooperação e do diálogo. Tendo assim uma ação conjunta entre os professores de desvendar novos saberes, atitude de desafio perante o novo, desafio em redimensionar o velho. Aprender com os colegas, estimulando a pesquisa, a curiosidade e ver que o mundo não é disciplinar. Alguns alegam que a falta de tempo também interfere na elaboração de projetos interdisciplinares. 

A adaptação do professor com a nova proposta, vai depender também da atitude de abertura do professor, de buscar novos conhecimentos e propor a seus colegas que criem projetos em comum e que haja a comunicação entre as disciplinas, sendo observada essa relação na vida real. O docente não pode ficar “acomodado” em apenas uma proposta de ensino e sim ir introduzindo em suas aulas projetos diversificados e olhar com atenção como a proposta está sendo construída. Já pensou como seria a sua adaptação em sala de aula com uma nova forma de ensinar e pensar a respeito dos conteúdos?





De certa forma pode ocorrer um tipo de resistência da parte dos professores, tendo em vista que estão “acostumados” com uma forma de ensino e de planejamento de suas aulas, uma vez que haverá uma mudança em seus projetos ou na forma de como vão abordar tais assuntos. Será que essa resistência também não poderia ser associada a falta de motivação por parte das escolas também? 
O docente ou a equipe de professores não são os únicos responsáveis pela atividade que se realiza em sala de aula, mas também o grupo/classe tem um alto nível de implicação, na medida em que todos estão aprendendo e compartilhando o que se aprende.


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