quinta-feira, 9 de maio de 2013

Tipos de projetos elaborados em sala de aula


Interdisciplinaridade: um avanço na educação

Matéria publicada na Revista Nova Escola, em 05/2005.


Um grupo de mãos dadas para ensinar

Há três anos, um apagão obrigou a população a racionar energia e o Brasil a buscar alternativas. A crise, mostrada à exaustão nos noticiários, passou a ser o centro das discussões nas salas de aula. Seis professoras do Colégio Santa Maria, de São Paulo, foram além e se reuniram em torno de um projeto interdisciplinar. Desde então, os alunos estudam fontes alternativas de energia, produzem aquecedores solares e ensinam a população a utilizá-los. O sucesso do projeto se explica principalmente porque os conteúdos de Ciências, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, História e Ensino Religioso foram colocados a serviço da resolução de um problema real, de forma integrada.

Quando o apagão de 2001 forçou milhões de brasileiros a reduzir o consumo de energia elétrica, a professora de Ciências Maria Lúcia Sanches Callegari, do Colégio Santa Maria, em São Paulo, fez uma proposta às 5ªs séries: construir um aquecedor solar (veja modelo didático). Logo a idéia despertou o interesse de outras cinco professoras. Todas se envolveram e, utilizando o horário reservado para o trabalho coletivo, montaram um projeto conjunto, que vem se repetindo anualmente. Para conciliar tantas disciplinas, o planejamento é feito logo no início das aulas. Dessa forma, os professores abordam conteúdos de seu currículo de acordo com as etapas da construção e da instalação do aquecedor.

A professora de Geografia trabalhou o clima brasileiro e conceitos de orientação utilizando a bússola, para que todos localizassem o norte, direção para onde a placa do aquecedor deveria estar voltada ao ser instalada sobre as casas. A de Matemática pediu uma pesquisa sobre o consumo de energia dos eletrodomésticos e explorou conceitos de proporção ao calcular com a garotada o tamanho das placas solares de acordo com o volume das caixas d'água.

Em História, foram resgatados os motivos econômicos que causaram a degradação do meio ambiente brasileiro. Nas aulas de Ciências, os estudantes pesquisaram as fontes de energia no país e quais alternativas apresentam menos impacto ambiental. Com a professora de Língua Portuguesa, eles bolaram questionários para entrevistar as famílias que receberiam o equipamento. O objetivo das aulas de Ensino Religioso foi orientar os estudantes no contato com a comunidade, para que eles compreendessem as razões das diferenças entre a realidade deles e a dos moradores de bairros carentes. "A idéia de doar os aparelhos para a população foi das próprias crianças", lembra a orientadora da 5ª série Ivani Anauate Ghattas.

As avaliações também são formuladas de maneira interdisciplinar. Em História, por exemplo, os estudantes são desafiados a discorrer sobre o extrativismo predatório ocorrido no Brasil Colônia. Além disso, o objetivo é levá-los a associar os prejuízos ao meio ambiente que hoje ameaçam a qualidade de vida, conteúdos que, na teoria, fariam parte do programa de Ciências. Além de confirmarem que a fórmula tem sido vitoriosa no que se refere à aprendizagem da turma, as seis professoras contabilizam ganhos pessoais. "Temos aprendido sempre para colocar nosso conhecimento a serviço dos estudantes", afirma Maria Lúcia.

Leia o restante da matéria, com os outros exemplos de projetos.


NOVA ESCOLA, Revista. Disponível em:

<http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/interdisciplinaridade-avanco-educacao-426153.shtml> Acesso em: 02 maio. 2013.

4 comentários:

  1. Tema bastante interessante e contemporâneo.

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    1. Sabemos, hoje em dia, que a interdisciplinaridade é um fator muito importante para a construção de um conhecimento mais amplo e diversificado. contudo, no século XIX isto era diferente. A história, por exemplo, se separava das outras áreas e acabava perdendo algo muito importante no processo : o saber integrado. Obviamente, a interdisciplinaridade só funciona quando temos professores, das áreas envolvidas, interessados em compartilhar seu conhecimento e estar disposto a aprender. A fórmula as vezes parece dificil porém, com dedicação, conhecimento e acreditar que é possível l a mudança, esta começa a ser feita. Quem algum dia imaginou que os professores desta escola se integrariam e ajudariam os alunos na construção de um aquecedor solar ? Pensar sobre isto realmente é de fundamental importância pois deve ser discutido e motivar novos projetos por todo o país.

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    2. As pessoas precisam passar por situaçoes dificeis para ver que o planeta precisa de ajuda. Poupem agua e energia. O planeta agradece

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  2. Gostei do blog gurias! O tema ficou muito bonito. E da música do vídeo também... Hahahahah

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