quinta-feira, 2 de maio de 2013

O uso da informática e seus recursos na educação

Como podemos utilizar a informática e seus recursos para proporcionar novas metodologias que despertem a atenção do educando?


Grande parte das crianças e jovens, cresceram em meio as tecnologias. Com isso acabam abertos para a descoberta do mundo, tendo uma atração especial pelo computador, assim como celulares, videogames, etc. Sendo assim, por que não usarmos essa facilidade de utilizarem esses meios para uma nova forma de ensino-aprendizagem?





Não ficando apenas em transmitir ensinamentos para a simples assimilação e repetição, mas sim incentivar a criatividade e o compartilhar de soluções pode promover a reinvenção da velha sala de aula presencial, através da introdução de práticas que explorem a dinâmica da hipertextualidade e da interatividade das interfaces online. 

Com esse compartilhamento tanto entre alunos, professores e disciplinas podemos resolver um problema concreto ou compreender um fenômeno sob diferentes pontos de vista tornando-se mais atraente e não sendo vinculado a apenas uma disciplina específica.

Além disso a própria interdisciplinaridade por definição envolve trabalhos colaborativos e a tendência da educação está sendo voltada a essa colaboração. Somente as novas tecnologias, como da web 2.0 irão nos permitir a fazer isso, a estrutura física, presencial, não permite e nem mesmo o espaço ou o tempo. Com essas tecnologias estamos tendo condições de pensar em se ter uma vida de interdisciplinaridade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário